O que fazer quando a glicemia sobe demais?

Esse assunto as vezes me estressa, me tira do sério.fico realmente de mau humor.

Acordei cedo, a glicemia não estava muito bonita ( 190…) , como estava atrasada, e levaria apenas meia hora na clinica, tomei apenas a Insulina Lantus, não tomei a rápida ( Humalog) e fui. Mas, resolvi tomar um copinho misero de cafe, que ja tinha açucar,. Voltei para casa, quando fui tomar o café da manhã….acabou o leite! Socorro! Fui correndo ao mercado ( duas quadras de casa), comprei algumas coisinhas e voltei.

Comi aveia pronta ( que tem açúcar) , uma fatia de pão integral com manteiga. E um chá preto.

Acho que meu erro foi porque primeiro eu comi, depois eu corri para picar o dedo e injetar a insulina rápida. Como tenho muita hipoglicemia, as vezes faço isso.

Só que, para minha tristeza, quando fiz o exame , minha glicemia foi aos céus, 459!!!!! Socorrooooo!!!

Comecei a sentir um sono patológico, uma dor no corpo, e assim fiquei por algumas horas. Depois de almoçar leve, resolvi deitar um pouco porque estava me sentindo muito mal, e ao medir novamente, 350. Como ia dormir , fiquei com medo de ter hipo e me apliquei somente três unidades . Dormi por duas horas quase ( acho que o corpo estava pedindo por isso) . Acordei com 145.

Fiz um lanchinho e agora estou pensando em fazer algum exercício, mas confesso que é bem provável que passe para amanhã bem cedo, assim tenho tempo de me recuperar desse “baque”.

Em contato com a minha endocrinologista agora no final da tarde contei como aconteceu e ela me orientou a ficar quietinha hoje, beber muito liquido, me alimentar direitinho e malhar amanhã. Tá bom!

Abaixo coloquei as dicas do médico endocrinologista Dr. Walter Minicucci, e é bacana ter isso em mente sempre que acontecer o que aconteceu comigo hoje. Eu, particularmente, como a vida toda tive um pai farmacêutico em casa, sempre que tive problemas assim eu falava com ele….e em casos urgentes corria para o médico. Nunca se auto medique!!!!!

Nós como diabéticos temos que saber fazer o básico sozinhos, temos que perceber nosso corpo, os sintomas, usar nossos equipamentos de medição de glicose, de pressão ( se você ainda não tem, saiba que pode conseguir isso no Posto de Saúde caso não tenha condição de comprar….mas acho MUITO IMPORTANTE  possuir um), e saber o que podemos ou não fazer. Cuidado e prudencia sempre, acima de tudo.

O QUE FAZER EM CASO DE HIPERGLICEMIA

Por várias razões pode-se ter um descontrole agudo do diabetes, com excesso de sede, fome, da quantidade de urina e do número de micções, acompanhado de tonturas e grande mal-estar.
Isto pode ser extremamente grave, ameaçando a sua vida.

O que fazer

Em primeiro lugar, testar glicemia ou glicosúria, veja  e se tiver diabetes do tipo I, dosar a cetonúria ***
Procure imediatamente o seu médico! Se não encontrá-lo, siga as orientações a seguir:

Como fazer

Tome bastante líquido (água ou chá), se você tem diabetes do tipo 1 aplique insulinas
de ação rápida ou ultra-rápida (Regular, Humalog ou NovoRapid) — a dose depende do seu peso: se você for grande, aplique 6 unidades; se for pequeno, aplique 4 unidades. As crianças devem usar de 1 a 3 unidades, dependendo do seu tamanho.

Após uma hora, faça as medidas novamente; se ainda estiverem muito altas, repita a dose das insulinas acima descritas.

Atenção

Discuta com seu médico se ele está de acordo com estas instruções; mesmo que ele concorde com elas, as mesmas só devem ser tomadas se você não tiver a possibilidade de contar com socorro médico.

***Como dosar a Cetonuria?

Cetonas são substâncias que podem aparecer na urina e no sangue quando o diabetes está descondensado, podendo ameaçar a vida. A cetoacidose diabética aparece em pessoas que tenham diabete do tipo 1 (antigamente chamadas insulino-dependentes), mas também podem aparecer nos outros tipos de diabetes, quando as taxas de glicose estão acima de 400 mg%, Cetonastambém podem aparecer quando a pessoa está em jejum prolongado, neste caso isto
não tem importância.

O que fazer

Se estiver urinando muito, bebendo muita água e sentindo-se doente, meça a cetona no sangue, usando aparelho Optium, ou então na urina ( que voce também pode medir através de tiras especiais para urina). Se as taxas de glicose no sangue estiverem maiores que 300mg%, você também deve medir cetonas no sangue ou urina.

Como fazer

A medida de cetona no sangue atualmente só é feita com um aparelho e é realizada com fita especial para cetona em sangue, no medidor de glicose e cetona Optium.

Atenção

O aparecimento de cetona no sangue ou na urina, quando em pequena quantidade, pode não significar uma emergência.
Se isto acontecer, repita as medidas a cada hora, para ver se as taxas estão aumentando; caso comprove os aumentos, ligue para seu médico.
Se não conseguir falar com ele, vá até um pronto-socorro e diga que está com cetoacidose diabética.
Se estiver num lugar sem recurso,  tome as providências acima indicadas.

*** VOCÊ SABE O QUE É CETOACIDOSE DIABÉTICA??? ***

Cetoacidose diabética é uma complicação séria do diabetes, que pode aparecer em pessoas que tem grande diminuição de insulina no organismo (crianças, adolescentes e mesmo adultos — embora nestes últimos seja muito mais raro).
A cetoacidose diabética começa com descompensação do diabetes (aumento das taxas de glicemia), causando grande aumento da quantidade de urina, sede, aumento da fome, mal-estar, seguidas de náuseas, vômitos e, se não tratada a tempo, coma diabético.

O que fazer ? 

Dose a glicemia, dose também a glicose e as cetonas na urina . Se a glicemia estiver alta e houver glicosúria importante (maior que +++) e cetonúria, provavelmente, é uma cetoacidose. Procure imediatamente o seu médico ou um pronto-socorro — NÃO ESPERE AMANHECER, VÁ IMEDIATAMENTE PROCURAR AUXÍLIO MÉDICO!!

Como fazer

Se não puder fazer glicemia em casa, nem dosagens de cetonas na urina por falta de fitas ou porque você não sabe como fazer, mas os sintomas forem os descritos acima e a medida de glicose na urina estiver elevada, provavelmente é uma cetoacidose diabética — PROCURE O MÉDICO IMEDIATAMENTE — NÃO ESPERE PARA VER SE MELHORA — NÃO ESPERE PARA TER CERTEZA DE QUE É MESMO CETOACIDOSE.

Atenção

Cetoacidose diabética é uma complicação séria que, se não for tratada a tempo, pode causar um grande risco para sua vida. Quando procurar ajuda, diga que você acha que está com cetoacidose diabética.
Faça com que repitam a glicemia, peça também para dosarem glicose e cetona na urina. Aguarde a confirmação do diagnóstico no hospital. Não vá para casa sem ser medicado!

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s